Manual de utilização do sistema TE


Por onde começar

Imagens ilustrativas do ano de 2016

O uso do sistema de inscrição para a prova de título de especialista (TE) da ABORL-CCF começa no acesso ao site http://te.aborlccf.org.br onde são apresentadas as seguintes opções de entrada: 1) Autenticação para o candidato que possui conta; 2) Cadastro ao novo usuário, e; 3) Envio de um lembrete para o seu e-mail caso esquecer sua senha.

Cadastro

Para realizar a inscrição, é preciso ter uma conta cadastrada no sistema de inscrição para a prova de TE. Uma vez cadastrado, o candidato é portador de um e-mail e senha que permite o acesso à sua inscrição no sistema.

O candidato pode optar por duas formas de cadastro: Cadastro usando a conta de associado da ABORL-CCF e cadastro descinculado de um associado da ABORL-CCF.

Associado à ABORL-CCF

Este caso se aplica a candidatos que tem uma conta de associado no sistema da ABORL-CCF e desejam usar a mesma conta para recuperar informações cadastrais da ABORL-CCF, além disso, associados adimplentes com a associação terão desconto na taxa de inscrição.

O processo de cadastro utilizando a conta de associado da ABORL-CCF consiste em três etapas, conforme é representado na figura abaixo.

Para fazer o cadastro utilizando a conta da ABORL-CCF primeiro, deve-se selecionar a opção "Fazer cadastro utilizando minha conta de associado da ABORL-CCF", então o sistema vai pra outra página, onde deve-se informar as credenciais da ABORL-CCF, mesmo login e senha utilizados para acesso à área restrita de associado para pagamento da anuidade. Quando o usuário informa suas credenciais e seleciona a opção "Continuar", o TE consulta no banco de dados de associados da ABORL-CCF os dados cadastrais dessa conta e então direciona o usuário para uma página de confirmação de credenciais, onde o candidato pode alterar tanto seu e-mail quanto sua senha para o acesso à inscrição. Feito isso, ao clicar em "Cadastrar", a conta no sistema de inscrição para a prova de TE será criada e então ficará aguardando a confirmação de conta.

Não associado à ABORL-CCF

Este caso se aplica a candidatos que não tem uma conta de associado no sistema da ABORL-CCF.

Esta forma de cadastro, se divide em duas etapas conforme ilustra a figura abaixo:

Primeiro é necessário selecionar a opção "Fazer cadastro", e então o usuário é direcionado para o formulário de cadastro para informar e-mail e senha da conta de usuário no sistema de inscrição para a prova de TE. Por fim, ao clicar em "Cadastrar", a conta será criada e então ficará aguardando a confirmação de conta.

Confirmação de conta

A confirmação da conta é um mecanismo usado nos sistemas para garantir que o e-mail do usuário seja um e-mail válido de um conta ativa. Visto que a associação precisa manter contato com os candidatos e além disso, o próprio sistema de inscrição para a prova de TE envia e-mails notificando o usuário sobre o progresso de sua inscrição, é necessário que o e-mail informado seja válido e esteja acessível ao usuário no momento do cadastro.

A confirmação é feita por e-mail quando o candidato termina seu cadastro, em ambas as formas de cadastro, é enviado um e-mail semelhante a figura seguinte, contendo um link para o candidato acessar e confirmar sua conta.

Ao acessar o link, o sistema automaticamente autentica o usuário e o direciona para a página inicial de inscrição onde poderá dar inicio ao processo de inscrição a partir do botão "Inscrição".

Inscrição

Ao clicar no botão "Inscrição" o usuário será direcionado à primeira etapa da inscrição, o formulário de identificação, conforme a figura abaixo. Vale lembrar que o se o candidato não teve sua conta vinculada à ABORL-CCF, o sistema apresentará em todas as páginas a mensagem do item 1, permitindo assim que a qualquer momento o usuário possa vincular sua conta no sistema com uma conta de associado da ABORL-CCF caso venha a se filiar posteriormente ou tenha se cadastrado sem vínculo.

Logo em seguida estarão dispostas as etapas da incrição para navegação. No item 2, por exemplo, demonstra a etapa atual da inscrição, as demais etapas ainda não estão disponíveis para o acesso, no entanto, serão liberadas conforme o progresso da inscrição. Em outras palavras, a qualquer momento da inscrição, o candidato poderá retornar a uma etapa anterior para corrigir alguma informação.

Informações cadastrais

Nessa etapa, o usuário deve preencher uma série de informações relativas à identificação do candidato para cumprir o requerimento determinado no edital da prova.

Uma vez que o usuário está vinculado a uma conta de associado da ABORL-CCF, boa parte das informações requeridas já estarão preenchidas, pois foram recuperadas da base de associados da associação. Caso contrário, o candidato deverá preencher o formulário todo com suas informações pessoais. Por fim, com o formulário preenchido corretamente, o candidato poderá prosseguir para a próxima etapa clicando no botão "Salvar e continuar", destacado no item 3 da imagem anterior.

Graduação

Nesta etapa o candidato preencherá informações sobre a conclusão da graduação. A tela desta etapa é apresentada na figura abaixo:

Na barra de navegação das etapas o sistema destacará a segunda etapa da inscrição, como é indicado pelo item 2 da imagem acima. Já no item 1 da imagem se encontra a etapa anterior na cor verde, indicando que a etapa está aberta para alterações ou revisão.

Assim como na etapa anterior, o candidato deverá preencher o formulário completo, neste caso, é preciso informar a instituição, ano de início e término da graduação. Além disso, é preciso anexar o arquivo digital do certificado de graduação, do CRM e da Certidão Ético-Profisional nos respectivos campos destacados no item 3 da figura anterior, para cada documento é necessário digitalizar frente e verso em arquivo único.

Além das alterações na parte de navegação descrito no item 1 e 2 da figura acima, a partir da segunda etapa da inscrição é possível clicar no botão "Voltar", item 4 da figura acima, na parte inferior da página para opcionalmente retornar à etapa anterior de modo a facilitar a navegação do usuário durante a inscrição.

Especialização/Residência/Experiência

Nessa etapa, o candidato deve comprovar a sua experiência em Otorrinolaringologia, sendo residência médica, especialização ou experiência comprovada da atuação na área. A tela desta etapa é apresentada na imagem abaixo:

Para a forma de experiência que será comprovada, são quatro possíveis critérios de enquadramento:

  1. Conclusão até 28 de fevereiro de 2018 da especialização em Otorrinolaringologia, com duração mínima de 3 (três) anos, em regime de tempo integral, nos serviços reconhecidos pela ABORL-CCF
  2. Conclusão até 28 de fevereiro de 2018 da residência médica em serviço de Otorrinolaringologia credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura, com duração mínima de 3 (três) anos
  3. Concluí até 13 de maio de 2002, residência médica em serviço de Otorrinolaringologia credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura, com duração mínima de 2 (dois) anos, conforme art. 3º. da Resolução Nº. 1, de 14 de maio de 2002, da Comissão Nacional de Residência Médica
  4. Tenho experiência comprovada com atuação em Otorrinolaringologia por período mínimo de 6 (seis) anos.

Para os critérios de enquadramento 1, 2 e 3, será preciso informar a instituição, ano de início e ano de término. E enviar um comprovante de conclusão, conforme é descrito na imagem acima nos itens 2 e 3.

No entanto, para o critério 4, é necessário uma documentação diferente, uma vez que o candidato não fez residência médica ou especialização. De acordo com o edital, é necessário uma declaração assinada pelo diretor clínico e declaração de 3 médicos otorrinolaringologistas que atestam a experiência do candidato. Esse caso é demonstrado na figura abaixo:

O item 1 da imagem acima destaca o campo da assinatura do diretor clínico da instituição e o item 3 destaca os três campos para declaração dos médicos com título em Otorrinolaringologia reconhecidos pela AMB/MEC. Os modelos de documentos para a declaração do diretor clínico e dos médicos estão na área destacada pelo item 2 da figura acima.

Feito o preenchimento do formulário de acordo com o critério de enquadramento, pode-se salvar e continuar a inscrição.

Trabalhos científicos

A partir desta etapa, a inscrição entra no escopo de avaliação curricular. Nesta etapa, em específico, o candidato pode enviar seus trabalhos científicos (artigos ou livros completos) publicados como autor ou como coautor.

De acordo com as normas estabelecidas no edital, tem-se a seguinte relação entre a partipação na publicação (autor ou coautor) e o peso máximo para a submissão de trabalhos.

Participação na publicação Peso Total Máximo
Autor 1 2
Coautor 0,5

Em outras palavras, a soma dos pesos de todos os trabalhos enviados não pode ser maior que 2.

Conforme ilustra a figura abaixo, a tela de submissão do artigo contempla duas seções, uma para cada tipo de submissão, como autor e como coautor. Cada seção apresenta um botão para adicionar um trabalho desse tipo como desmonstram os itens 1 e 2 na imagem a seguir:

Ao adicionar um trabalho, o formulário mostra um campo para enviar o arquivo comprovante. Neste estado é possível selecionar um arquivo do computador ou excluir o item do trabalho caso não queira enviar mais, como é demonstrado na figura a seguir:

Como se pode observar na imagem, tem-se o item 1 onde se pode enviar o arquivo comprovante, e o item 2 onde é possível remover o item da lista se for o caso.

Vale resaltar que o envio destes documentos não é obrigatório, apenas recomendado para a avaliação curricular, a qualquer momento é possível continuar com a inscrição por meio do botão "Salvar e continuar".

Congressos em ORL

Esta etapa é semelhante a etapa de submissão de trabalhos, no entanto, serve para submissão de certificados de participação nos congressos em ORL, após a graduação em Medicina. Conforme o edital, serão aceitos nesta etapa, Brasileiro ou no Exterior, na especialidade.

A imagem a seguir ilustra a tela inicial desta etapa, assim como na anterior, ao adicionar um item, é possível enviar o arquivo do certificado ou retirar o item se for necessário. Vale resaltar que o máximo de certificados permitidos pelo edital é 2 (dois), priorizando os mais recentes. Ao término pode-se salvar e continuar sem itens na lista caso não tenha.

Atividades Científicas

A etapa de submissão de atividades científicas é uma etapa adicional para contemplar alguns tipos de atividades que não se enquadram nas etapas anteriores, por ter um peso diferenciado. Nesta etapa, é possível enviar os seguintes tipos de atividades:

  1. Cursos teórico-práticos apoiados pela ABORL-CCF na especialidade
  2. Congressos regionais (Norte Nordeste, Centro Brasileiro, Sul Brasileiro e outros cursos e congressos...), na especialidade
  3. Tema Livre ou Pôster apresentado em congresso (autor ou coautor), na especialidade

Esta etapa, apesar de algumas peculiaridades, não diverge do formato oferecido pelas etapas anteriores. É possível ainda adicionar e remover itens, e também pode-se continuar o processo sem enviar nenhum item. A imagem a seguir apresenta a tela com um item adicionado para demonstração. No item 1 é possível informar o tipo de atividade que está sendo submetida (conforme os itens da lista enumerada acima). No item 2 da figura é o campo onde é enviado o arquivo do certificado de participação na atividade. Por fim, os controles para adicionar ou remover uma atividade estão destacados no item 3.

Nessa etapa a quantidade máxima de itens permitida é de 8 (oito) itens na lista.

Feito o preenchimento dos certificados que se desejam enviar, basta clicar no botão "Salvar e continuar" para salvar os dados preenchidos e prosseguir para a próxima etapa.

Pagamento

Terminado o processo de envio de informações para a avaliação curricular, será necessário realizar o pagamento da inscrição. A tela que demonstra essa etapa está na imagem a seguir:

Os itens 1 e 2 da imagem apontam o quanto custará a inscrição de acordo com a situação do candidato com a ABORL-CCF. Neste caso, existe um valor diferenciado para associados adimplentes com a associação. Sócios inadimplentes e não sócios pagam o mesmo valor como mostra a figura acima.

Após confirmar o pagamento a aplicação direciona o usuário para o sistema de comércio eletrônico da Cielo, como demonstrado na figura a seguir, onde será feito o pagamento da inscrição de forma segura.

Após o preenchimento dos dados de cartão e conclusão do pagamento, uma vez que o pagamento foi autorizado pela operadora, o usuário é encaminhado para a próxima etapa, caso não autorizado ou caso hajam problemas com a operadora de cartão, o sistema continuará na etapa de pagamento até que seja autorizado. Será possível realizar outras tentativas de pagamento com cartões diferentes.

Revisão e submissão

Essa é a etapa final do processo de inscrição para a prova de TE, nessa etapa será apresentado um resumo de todas as etapas anteriores. Será possível analizar cada item enviado anteriormente e revisar se estão todos corretos, caso encontrar uma etapa que precise ser alterada, basta clicar na opção "Editar" da respectiva etapa que o candidato será direcionado para o formulário de edição desses itens, podendo alterar conforme precisar como indica o item 1 da imagem abaixo.

Após revisar o candidato poderá submeter sua inscrição para a ABORL-CCF a fim de ser revisada clicando no botão destacado pelo item 2 da figura acima. Quando submetida a inscrição não poderá mais ser alterada, além disso, o candidato deve assumir que leu e concorda com os termos do edital da prova.

Como demonstra a imagem abaixo, ao completar a submissão, a inscrição ficará em estado de espera até que seja terminada a revisão.

A partir da submissão, o candidato será notificado do progresso da sua inscrição conforme a revisão feita pela ABORL-CCF.

Certificado de conclusão

Este é um caso especial para os candidatos que terminam a sua residência ou especialização no ano da prova. Esses candidatos, ao concluir a residência ou especialização, deverão submeter o certificado de conclusão à ABORL-CCF para que a sua inscrição seja aceita.

Durante o processo de revisão os inscritos que se enquadram nesse caso serão notificados de que precisam submeter uma documentação, e então, na página final da inscrição será liberado um campo para envio do certificado de conclusão como pode ser observado na figura abaixo:

Ao submeter o certificado à ABORL-CCF será feita a revisão desse documento, e então a avaliação da inscrição será terminada. Posteriormente, ao fim da revisão, o candidato será notificado sobre a aprovação ou reprovação da inscrição.